SRI, para desenvolvimento rural do Madagascar por agricultores malagaxe...

A OPERAÇÃO SRI MADAGASCAR, baseada na Ilha da Reunião, tem como objectivo providenciar apoio financeiro à organização malgaxe TEFY SAINA e promover a disseminação do Sistema de Rizicultura Intensiva e da agricultura biológica através da imprensa e de materiais de informação e pelo estabelecimento de projectos e parcerias.

Em 2008 a produção de arroz em Madagáscar totalizou cerca de 3 000 000 de toneladas, com uma produção média de 2 toneladas por hectare, não cobrindo assim as necessidades do consumo doméstico: o país tem que importar mais de 200 000 toneladas de arroz todos os anos para responder à procura. Madagáscar sofre regularmente de escassez de alimentos, situação que é agravada pelo actual escalar do preço dos cereais, enquanto mais de 80% da população vive com menos de um euro por dia.

Na década de 1980, o Padre Henri de Laulanié, um agrónomo Francês que trabalhava com camponeses em Madagáscar, desenvolveu um método de cultivo de arroz que revolucionou as práticas tradicionais, actualmente conhecido como SISTEMA DE RIZICULTURA INTENSIVA (SRI). O SRI baseia-se em várias técnicas simples: transplantação temporã de jovens plantas de arroz, plantação em linha, esvaziamento parcial dos canteiros de arroz. O SRI é também inteiramente BIOLÓGICO, o que liberta os pequenos agricultores do endividamento imposto pela compra de fertilizantes e de pesticidas químicos, cada vez mais caros.

O SRI é actualmente utilizado por agricultores em mais de 30 países, tendo sido demonstrado que estas técnicas podem facilmente duplicar ou mesmo triplicar a produção logo no primeiro ano em que se adopta o SRI.

Apesar de existirem 1 721 000 produtores de arroz em Madagáscar, apenas 65 000 (cerca de 3,5%) praticam actualmente o SRI, devido à falta de difusão e formação nestas técnicas por todo o país. A promoção do SRI assegurará, a seu tempo, que Madagáscar venha a ser auto-suficiente na produção de arroz e possa mesmo começar a exportar.

Uma adopção generalizada do Sistema de Rizicultura Intensiva, ou SRI, contribuirá para um programa de desenvolvimento de Madagáscar feito por agricultores Malgaxes.

Desde 1990 que a associação TEFY SAINA (ATS) tem assegurado a difusão do SRI junto dos produtores de arroz locais. Mas, tal como a muitas outras organizações malgaxes, faltam meios financeiros à ATS.

A OPERAÇÃO SRI MADAGASCAR teve início entre 25 de Maio e 1 de Junho de 2008 em Mayotte, e entre 2 e 15 de Junho na Ilha da Reunião. Através desta iniciativa, procuramos divulgar a associação TEFY SAINA (“formar os espíritos” em Malgaxe) e dar apoio à difusão do SRI e de outras técnicas de agricultura biológica em Madagáscar.

Dados os numerosos encontros e as enriquecedoras trocas de experiências que tiveram lugar durante esta iniciativa, a OPERAÇÃO SRI MADAGASCAR e a associação TEFY SAINA gostariam de continuar a cooperação entre Mayotte, Reunião e Madagáscar, a longo prazo.

A TEFY SAINA propõe-se a responder à grande procura de formação em agricultura biológica que se tem verificado em Mayotte e em Reunião através da oferta de cursos em diversos centros de formação, nas áreas de:
Agricultura biológica, agro-silvicultura, técnicas de compostagem, mulching, consociação e rotação de culturas, biopesticidas, granjeios de tracção animal, cultivo intensivo de arroz, captação e gestão da água, fabrico de utensílios agrícolas e construção ecológica.

Actualmente, os centros indicados a seguir podem acolher estudantes, agricultores ou outras partes interessadas nas sessões de formação. A cooperação regional e a procura de financiamento levada a cabo pela OPERAÇÃO SRI MADAGASCAR contribuirão para melhorar a qualidade dos cursos oferecidos pela TEFY SAINA e acolher grupos maiores.

Estas formações terão a vantagem de reunir agricultores destas três ilhas, com o benefício de todos. Estes contactos contribuirão para desenvolver a formação agrícola local em Madagáscar com o objectivo de chegar perto da auto-suficiência alimentar para a Grande Ilha, como Madagáscar é frequentemente chamada.

 

Télécharger
All about the System of Rice Intensification
Booklet SRI.pdf
Document Adobe Acrobat 1.9 MB

For any information about SRI, or our NGO, please contact us:

srimadagascar[a]gmail.com

More information below only in french:


PHOTOS&VIDEOS